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Escrito por:
WELTON SCHMITZ

Dicas para aproveitar a época promocional do varejo

Vender é uma arte que envolve sabedoria, planejamento e o fundamental, empenho. É preciso encontrar meios de visualizar qual direcionamento focar: lucrar, renovar o estoque, fidelizar o cliente, giro financeiro…

Após o período de lançamentos e maiores vendas, nos mais diversos ramos, lidamos com liquidações, promoções, queimas de estoques, bazares… Eventos estes criados para chamar a atenção do seu cliente e aumentar o fluxo de vendas. Por isso, é importante você não entrar no modo automático e pensar sempre em inovar! 

Dica 1: Conheça sua principal necessidade, para definir o Objetivo da sua promoção;

Seu negócio é uma enorme rede de contatos e ligações entre clientes, estoque, colaboradores, setores, serviços e etc… não é simples afinar todos os segmentos e fazer esta rede ficar interligada e em harmonia, mas a saúde do seu negócio está em detectar principalmente qual a realidade em que o seu negócio se mantem, e nesta realidade qual sua necessidade mais imediata;

Entre as principais podemos listar:

  • Diminuição do estoque;
  • Aumentar o fluxo de clientes;
  • Alcançar novos clientes;
  • Aumento do giro financeiro.

Dica 2: Descontos ou vantagens realistas;

A nova e mais conectada que nunca geração não é a única que esta super informada, o consumidor é muito mais consciente e informado quanto as vantagens que recebe, é importante que as promoções sejam justas e principalmente atendam a expectativa do que é passado ao consumidor.

Estudar as ações dos concorrentes, formas de pagamento e vantagens é uma técnica importante e deve ser aplicada! Conheça seu terreno!

Dica 3: Valorize seus clientes fieis e utilize sua cartela de clientes; Todos gostamos da sensação se sermos especiais, antecipe suas ações ou avise antes seus clientes já fidelizados, assim, vão se sentir mais exclusivos e especiais.

Cada cliente conquistado é resultado de muito investimento e deve ser valorizado, pois a experiência de compra é um fator determinante. 

Sabemos como ficamos felizes em compartilhar com nossos amigos e conhecidos sobre um estabelecimento em que a experiência foi acima das nossas expectativas. A partir do momento em que o cliente é fidelizado abre-se uma porta para um contato ainda mais pessoal e com muito mais chances de sucesso a longo prazo!

Dica 4: Tenha e respeite os prazos das promoções;

O prazo de término da promoção ou ação de vendas é importante para gerar sensação de urgência e importância ao cliente, porém, os prazos devem ser respeitados e principalmente planejados de acordo com as datas comerciais mais relevantes ao seu negócio.

Dica 5: Faça o consumidor ver você! Invista em divulgar suas ações promocionais;

Um fator de extrema importância para o sucesso da sua promoção é o seu cliente saber dela! O primeiro passo é planejar e pensar onde seu cliente está,  quais seus hábitos de consumo, o que faz para passar o tempo…

Buscando entender isso fica muito mais fácil direcionar o foco da divulgação da sua ação promocional.

Você pode utilizar: rádio, carro ou moto som, mudança da vitrine, outdoors… Enfim, são muitas possibilidades, mas sem dúvidas a divulgação online tem se destacado de forma expressiva.

A mescla das principais ações com certeza otimiza gastos e promove seu evento promocional para que você consiga atingir seus objetivos. 

 

E exatamente para isso podemos conversar e alavancar o potencial do seu negócio, sinta-se a vontade para tirar qualquer dúvida através do Whatsapp no botão lateral na tela.

 

Dica 6: Motive sua equipe.

O momento de promoção e maior fluxo nos estabelecimentos gera atendimentos com menos qualidade e maior desgaste do colaborador, a dinâmica de valorização sempre será a forma mais eficiente de gerar um clima de união, trabalho em equipe e principalmente de conforto e acolhimento ao cliente. 

Exemplos de ações com colaboradores: Folga, Sorteio de Brindes, Desconto diferenciado, passeios, jantares.

Lembre-se que seu colaborador deve ser a cara da sua empresa!

Dica 6: Analise seus resultados

Toda ação terá erros e acertos, a análise dos relatórios de vendas, verificando, não apenas itens vendidos mas também desempenho, número de itens, valor do ticket médio são ferramentas que vão possibilitar entender onde pode-se melhorar e fazer mudanças para atingir objetivos ainda maiores!

 

 

Santa Catarina, 02/01/2019; Escrito por: Welton Schmitz 

 

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