Após o período de lançamentos e maiores vendas, nos mais diversos ramos, lidamos com liquidações, promoções, queimas de estoques, bazares… Eventos estes criados para chamar a atenção do seu cliente e aumentar o fluxo de vendas. Por isso, é importante você não entrar no modo automático e pensar sempre em inovar!
Vender é uma arte que envolve sabedoria, planejamento e o fundamental, empenho. É preciso encontrar meios de visualizar qual direcionamento focar: lucrar, renovar o estoque, fidelizar o cliente, giro financeiro…
Dica 1: Conheça sua principal necessidade, para definir o Objetivo da sua promoção;
Seu negócio é uma enorme rede de contatos e ligações entre clientes, estoque, colaboradores, setores, serviços e etc… não é simples afinar todos os segmentos e fazer esta rede ficar interligada e em harmonia, mas a saúde do seu negócio está em detectar principalmente qual a realidade em que o seu negócio se mantem, e nesta realidade qual sua necessidade mais imediata;
Entre as principais podemos listar:
Dica 2: Descontos ou vantagens realistas;
A nova e mais conectada que nunca geração não é a única que esta super informada, o consumidor é muito mais consciente e informado quanto as vantagens que recebe, é importante que as promoções sejam justas e principalmente atendam a expectativa do que é passado ao consumidor.
Estudar as ações dos concorrentes, formas de pagamento e vantagens é uma técnica importante e deve ser aplicada! Conheça seu terreno!
Dica 3: Valorize seus clientes fieis e utilize sua cartela de clientes; Todos gostamos da sensação se sermos especiais, antecipe suas ações ou avise antes seus clientes já fidelizados, assim, vão se sentir mais exclusivos e especiais.
Cada cliente conquistado é resultado de muito investimento e deve ser valorizado, pois a experiência de compra é um fator determinante.
Sabemos como ficamos felizes em compartilhar com nossos amigos e conhecidos sobre um estabelecimento em que a experiência foi acima das nossas expectativas. A partir do momento em que o cliente é fidelizado abre-se uma porta para um contato ainda mais pessoal e com muito mais chances de sucesso a longo prazo!
Dica 4: Tenha e respeite os prazos das promoções;
O prazo de término da promoção ou ação de vendas é importante para gerar sensação de urgência e importância ao cliente, porém, os prazos devem ser respeitados e principalmente planejados de acordo com as datas comerciais mais relevantes ao seu negócio.
Dica 5: Faça o consumidor ver você! Invista em divulgar suas ações promocionais;
Um fator de extrema importância para o sucesso da sua promoção é o seu cliente saber dela! O primeiro passo é planejar e pensar onde seu cliente está, quais seus hábitos de consumo, o que faz para passar o tempo…
Buscando entender isso fica muito mais fácil direcionar o foco da divulgação da sua ação promocional.
Você pode utilizar: rádio, carro ou moto som, mudança da vitrine, outdoors… Enfim, são muitas possibilidades, mas sem dúvidas a divulgação online tem se destacado de forma expressiva.
A mescla das principais ações com certeza otimiza gastos e promove seu evento promocional para que você consiga atingir seus objetivos.
E exatamente para isso podemos conversar e alavancar o potencial do seu negócio, sinta-se a vontade para tirar qualquer dúvida através do Whatsapp no botão lateral na tela.
Dica 6: Motive sua equipe.
O momento de promoção e maior fluxo nos estabelecimentos gera atendimentos com menos qualidade e maior desgaste do colaborador, a dinâmica de valorização sempre será a forma mais eficiente de gerar um clima de união, trabalho em equipe e principalmente de conforto e acolhimento ao cliente.
Exemplos de ações com colaboradores: Folga, Sorteio de Brindes, Desconto diferenciado, passeios, jantares.
Lembre-se que seu colaborador deve ser a cara da sua empresa!
Dica 6: Analise seus resultados
Toda ação terá erros e acertos, a análise dos relatórios de vendas, verificando, não apenas itens vendidos mas também desempenho, número de itens, valor do ticket médio são ferramentas que vão possibilitar entender onde pode-se melhorar e fazer mudanças para atingir objetivos ainda maiores!
Santa Catarina, 02/01/2019; Escrito por: Welton Schmitz